domingo, 22 de janeiro de 2012

EM 23-01-1992, EU CHORAVA O ENCANTAMENTO DAQUELE QUE ATÉ HOJE, É UM ÍCONE - NILO PEREIRA!

ENGENHO VERDE NASCE QUE PERTENCEU AO AVÔ DE NILO - DR. VICTOR DE CASTRO BARROCA, DEPOIS, DOS SEUS PAIS: TIOS FAUSTO E BEATRIZ!
O GUAPORÉ

"Minha querida Lúcia Helena,
Recife, 03 de setembro de 1986

Lindíssima a sua carta sobre Gipse. Tudo nela é poesia e beleza. Aliás, de você que é poetisa, que mais poderia esperar? Que a Poesia ampare e ilumine você na sua ascensão espiritual.
Gipse! Que doce nome! Como me lembro dela! Aqui em casa, na Rua Bispo Cardoso Aires, 481, dei várias aulas a ela para a tese de Mestrado que estava elaborando. Mas o mestrado dela tinha ser no céu, onde o saber é infinito!
Rezo por ela todas as noites, como se estivesse vendo. Os grandes olhos azuis. Os cabelos louros, uma verdadeira madona de Rafael.
Minha querida Lúcia Helena: você é um anjo, um ser diferente, uma alma nobre, sei o quanto se doa, por inteiro, nesses momentos em que se faz necessária sua presença em acontecimentos familiares ou de pessoas amigas. O mundo vive hoje, dessas exceções. A regra geral é agora, a exceção e você é uma delas..." (N.P.)

" Lúcia Helena, dileta sobrinha (13-07-1988).
Nunca esquecerei o Ceará-Mirim! Minha shangrilá, meu vale de esmeraldas cintilantes, o guardador das melhores memórias: tia Madalena, tio Juvenal, Tia Etelvina, Edgar Barbosa, Adele de Oliveira, os primos Abel, Ruy, Vicente e Zico. O Verde Nasce onde verde nasci e um anjo soprou-me a sinfonia eterna dos ventos assanhando o canavial. Verde Nasce, que nunca esqueci e onde encontrei inspirações dadivosas...que sempre cuido em recordar com a saudade de um menino que se tornou adulto e não esqueceu, jamais, a sua paisagem de infância" (N.P)_

"Querida prima Lúcia Helena

"Amanhã, 23-01-2012, já se vão 20 anos do desenlace do meu pai. A família Nilo Pereira rememorou a data com uma missa na Igreja da Piedade, no Recife. Neste mundo a maior homenagem saiu da sua sensibilidade com a página veiculada, hoje, no seu Blog.
Nilo tinha razao quando afirmou "A maior dimensão humana é a saudade". Somos somente saudade!
Abraços fraternos, Roberto Pereira.

Enviado do meu BlackBerry® da TIM"
(Roberto encontra-se em Lisboa-Portugal)
(Filho de Nilo Pereira)

**********************************************************************************

"Lúcia Pereira

Hoje, 23 de janeiro de 2012, é dia de uma lembrança infausta para mim: a morte de meu pai há exatos 20 anos. É incrível que o tempo passe assim, num piscar de olhos, quase. Foi no começo do dia, entre as nove e as dez horas, que ele sentiu-se mal, expressou isso à cuidadora e fechou para sempre os olhos. Trago comigo a lembrança da noite que passamos juntos - a derradeira noite -, quando ele praticamente não dormiu, assim como eu nessa noite de agora. São 4:00 da manhã da segunda-feira e eu acordado, não sei a razão, escrevo essas notas. Pela manhã daquele fatídico dia, quando sai de sua casa, ouvi dele o pedido de que voltasse logo mais à tarde, pois gostaria de me dizer uma coisa. Não sei o que era! Não faço ideia! Não adianta imaginar ou fantasiar .

Geraldo" (filho de Nilo Pereira)
***********************************************************************************

Geraldo Pereira http://blogdaubern.blogspot.com/2012/01/transcrevo-palestra-que-proferi-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário