sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

GOSTO DE TROCAR FIGURINHAS COM ESSA ESCRITORA NOTÁVEL DA GRANDE NOVA CRUZ/RN - VIOLANTE PIMENTEL (OU ANA LIMA QUE VOLTA?).

PROCURADORA DE JUSTIÇA E ESCRITORA DAS BOAS,
SENTE-SE EMPOLGADA, EM PLENO VERANEIO NA PRAIA DE BARRA DE CUNHAÚ / RN, COM A LEITURA SOBRE UM DOS PATRONOS DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES - ACLA - JUVENAL ANTUNES DE OLIVEIRA.

Violante Pimentel gosta de ler e escrever. É uma mulher extraordinariamente inteligente e culta, está constantemente
atualizada. E não abdica de um bom, endo, à sua cabeceira , grandes autores, os quais, de tão grande encantamento, enchem-lhe a alma de pensamentos que ela insere em seus próprios escritos, claro, aspeando-os. São relíquias dos escritores clássicos brasileiros e estrangeiros. Mas, diga-se, Violante é simplesmente neta da escritora e poetisa Ana Lima que deixou um lindo livro de poemas "Verbenas", que ela vai resgatar e editar. O livro encontra-se no acervo do IHG/Rn.
Desde que nos aproximamos temos trocado figurinhas o que, aliás, é um exercício maravilhoso.
Ontem ela mandou-me o email abaixo, após a leitora do "Inolvidável Boêmio" (Esmeraldo Siqueira), que aborda, unicamente, a inimitável figura do meu tio-avô, poeta Juvenal Antunes de Oliveira.

Vejamos suas impressões sobre o vate cearamirinense:

******************************************************************
"Querida Lúcia Helena,


Estou aqui folheando "Juvenal Antunes, o Inolvidável Boêmio", escrito por Esmeraldo Siqueira, em 1953. Sinto-me empolgada com o senso de humor que ele tinha, sua presença de espírito e a sua inteligência.
Seus autores preferidos, na literatura, foram Emile Zola, Gustavo Flaubert, Gui de Maupassant, Paul Bourget, Eça de Queroz Antero de Quental, Adolfo Caminha, Aluízio Azevedo, Raul Pompéia, Lima Barreto, Olavo Bilac e Raimundo Correia.
Era uma pessoa muito culta e com um senso de humor inigualável.

Estou rindo com essa passagem:

"De que me poderei queixar? Da vida? - Vou envelhecendo sorrindo, como sorri na Juventude. Por que não me casei? - Meu irmão Ezequiel casou-se duas vezes, uma por ele, outra por mim."

Gostei do prognóstico que ele fez para o meu tio-avô Nestor Lima :

"Liberdade! - Ilusão de muita gente!
Hás de casar um dia, certamente.
Como já não és moço, sendo velho,
Tua esposa será teu evangelho."

Realmente, tio Nestor casou-se já idoso, com Helena Cicco, sobrinha de Dr. Januário Cicco.

Um abraço.

Violante Pimentel"

Nenhum comentário:

Postar um comentário