domingo, 18 de dezembro de 2011

JÁ NO FINALZINHO DESTE DOMINGO, TENHO O PRAZER DE LER A RESENHA DE THIAGO GONZAGA NO http://101livrosdorn.blogspot.com/

MARIA MADALENA ANTUNES PEREIRA
SÁBADO, 17 DE DEZEMBRO DE 2011
Uma escritora da “Escola do Ceará-Mirim”.

Oiteiro, memórias de uma sinhá-moça.


Madalena Antunes nasceu em 25 de maio de 1880, no Engenho Oiteiro, em Ceará-Mirim(RN). Era irmã dos poetas Etelvina e Juvenal Antunes. Durante alguns anos manteve em Ceará-Mirim um salão literário, onde aconteciam saraus, que eram frequentados pelos intelectuais da época. No ano de 1912 publicou no jornal, O Ceará-Mirim (artesanal), algumas cartas em que simulava uma correspondência entre duas amigas, usando os pseudônimos, Corália Floresta, e Hortênsia.
Madalena Antunes é considerada a primeira autora de um livro de memórias feminino no Nordeste, o título - O Oiteiro - é o nome da fazenda em que ela viveu durante toda a sua infância. Faleceu em 11 de junho de 1959, em Natal. O seu único livro é um dos raros da literatura potiguar que trata de um tempo aristocrático de senhores de engenho e escravos, numa cidade que floresceu nos vales verdes sustentados pela cana-de-açúcar.

http://101livrosdorn.blogspot.com/



********************************************************************************

Nota: A segunda edição do livro de vovó Madalena - OITEIRO: MEMÓRIAS DE UMA SINHÁ-MOÇA (com o meu prefácio) foi reeditado graças à minha assinatura pelos direitos autorais, ao Sr. Cícero (AS Livros). A capa do livro é uma tela pintada pela artista plástica Goreth Medeiros e Fernando Chiriboga fotografou-a para a arte gráfica (sem esse registro tão importante, afinal, Goreth pintou o Oiteiro por uma foto em preto e branco).

Lúcia Helena Pereira


(neta de Maria Madalena Antunes Pereira )

Nenhum comentário:

Postar um comentário