quinta-feira, 1 de maio de 2014

A SOLENIDADE DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS APS HOMENAGEADOS ELA ACLA, EM 30-O4-2014, EM CEARÁ-MIRIM.


Sessão Solene da Academia Cearamirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto”, do dia 30 de abril, onde ocorreu, inicialmente, o lançamento do livro do seu fundador e patrono, Pedro Simões Neto. Posteriormente houve a outorga do título de Sócio Benemérito ao Padre Bianor Francisco de Lima Júnior, pároco local, que tem prestado relevantes serviços à cultura e à arte do município.

Sobre o homenageado padre Bianor, saudado com eloquência pelo acadêmico Franklin Marinho de Queiroz, que enfatizou a grande colaboração que o padre vem prestando para o engrandecimento das artes do Ceará-Mirim. Em agradecimento à outorga do título, a sua irmã, Biana Verônica Oliveira Duarte, leu um belo texto, em que o agraciado expõe a sua gratidão e a vontade de continuar a luta em prol da cultura do Ceará-Mirim.

 Em seguida foram prestadas homenagens, com a concessão de Certificados de Honra ao Mérito a: - Professor José Tito Júnior, o fundador da primeira escola para meninos no município de Ceará-Mirim, saudado pelo acadêmico Paulo de Tarso Correia de Melo, que enfatizou a importância do “Externato São José” na cultura do Rio Grande do Norte, por onde passaram figuras, hoje de destaque no estado. Agradecendo a homenagem, o professor José Tito se afirmou muito emocionado pelo reconhecimento do seu trabalho. 

 - Professora Bernadete Guedes de Moura, homenageada pela acadêmica Maria das Graças Barbalho Bezerra Teixeira, destacando a importância da educadora na sua vida profissional, bem como a de diversas alunas daquela mestra. Em agradecimento, a sobrinha da homenageada, representando a “Dona” Bernadete (como era chamada por suas alunas) leu um escrito emocionado, onde ela enfatizou o valor da gratidão, que vislumbrava naquela homenagem. 

 - Professora Iolete Lacerda de Góis, saudada pela acadêmica Lúcia Helena Pereira, que levou ao conhecimento dos presentes, poesia e a literatura daquela homenageada, que infelizmente não pode comparecer. - 
O artista Luiz Pereira de Morais, o Luiz de Júlia, como é conhecido, que foi saudado pelo acadêmico presidente, Emmanuel Cristóvão de Oliveira Cavalcanti, que exaltou a arte do homenageado que, à época tanta alegria propiciou aos cearamirinenses, com a sua criatividade, sempre crescente, durante os festejos carnavalescos da cidade. -
 A parteira Maria das Dores de Carvalho, a Dorinha Parteira, que foi saudada pela acadêmica Joventina Simões Oliveira, que enalteceu a arte daquela senhora centenária, que trouxe ao mundo um sem número de crianças, com competência, amor e abnegação. Em agradecimento a homenageada fez questão de dizer que, apesar dos seus 100 anos, se houver necessidade ela ainda faz um parto. 
 - O artista Sebastião João da Rocha, o Tião Oleiro, que foi saudado pelo acadêmico Gibson Barbosa, demonstrando para os presentes, a importância daquele cidadão que, apesar de centenário, ainda preserva com garra o folclore, através do seu Congo de Guerra. Apresentou o reconhecimento que as instituições culturais têm dado ao trabalho do artista.

CERIMONIAL PELO CONFRADE CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário