quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DEPOIS DA EXPOSIÇÃO NA FJA, SUZANA E EU FOMOS AO DOUCE FRANCE. NOITE AGRADÁVEL, MOMENTOS FELIZES.

NO DOUCE FRANCE ENCONTRAMOS OS AMIGOS: MARICÉU E MARCÍLIO DIAS DE OLIVEIRA. A NOITE FOI CURTA PARA TANTAS E BOAS RECORDAÇÕES DA NOVELA "GABRIELA" COM SEU BATACLAN TÃO FREQUENTADO! MAS ESSES AVÓS SÃO CORUJAS COMO EU E NEM SEI DIZER QUEM É MAIS APAIXONADO PELA NETINHA ISABELLE, SE MARICÉU OU MARCILIO!
 
E CHEGA IVEN BEZERRA A RECORDAR COISAS DE SANTA CRUZ/RN! DEUS DO CÉU, ELE VEIO COM UMA BAGAGEM SENTIMENTAL RIQUÍSSIMA, INCLUSIVE DE SUA AVÓ, QUE FOI A PRIMEIRA PROFESSORA DO LUGAR!!! SUZANA, ESCRITORA E LOGO UMA POETISA, ENCHEU-SE DE TERNURA.
 
LÁ PELAS 21:30 CHEGA BETUCA (ALBERTO), COM O SORRISO FARTO, A DELICADEZA E LOGO FAZ OS CLIQUES PARA O BLOG DO DOUCE FRANCE, ALÉM DO CORDIAL CUMPRIMENTO A TODOS.
 ABRAÇA SUZANA POR QUEM NUTRE GRANDE TERNURA E ELA SE DERRETE NOS BRAÇOS DO NEGO!
 
OS ESCRITORES COM SEUS LIVROS, FAZEM A LITERATURA NOTURNA:
SUZANA GALVÃO E ZÉ DUDU VILAR
E OS MEUS BONS AMIGOS TÊM UMA FILHA, LARISSA MARINHO - PHOTOGRAPHY - COM EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR. JÁ MORANDO EM NATAL, CRIOU SEU PRÓPRIO SITE:
www.larissamarinho.com.br (contato: 84 8866 6989
APROVEITEI  OPORTUNIDADE E CRIEI UM MOMENTO DE AUTÓGRAFOS PARA SUZANA. E DEU CERTO. TALVEZ FAÇAMOS O MESMO NESTE SÁBADO, NO
MIDWAY MALL, LÁ NO SANTA CLARA.
 
SUZANA JÁCOME GALVÃO, A MOÇA BOA, MUITO CORRETA, QUE TANTO AMA SEUS DOIS FILHOS, TENDO JOÃO VITOR INSPIRADO CUIDADOS MAIORES ULTIMAMENTE, COM A SAÚDE. QUE DEUS O PROTEJA E ELE FIQUE DEFINITIVAMENTE CURADO.
ZÉ DUDU NÃO DEIXOU POR MENOS E FOI PEGAR DOIS DOS SEUS LIVROS NO CARRO E OFERECEU-OS A MIM: "AGORA OS ÍNDIOS SOMOS NÓS" - LIVRO DE CRÔNICAS SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS, QUE TEREI O PRAZER DE LER. O OUTRO FOI AUTOGRAFADO HÁ POUCO TEMPO: "JORNALISMO AMBIENTAL"
ZÉ DUDU - JOSÉ EDUARDO VILAR CUNHA
PROFESSOR DA UFRN/ ENGENHEIRO MECÂNICO/ JORNALISTA E ESCRITOR

MARICÉU, MARCILIO, LUCIA HELENA E SUZANA

sábado, 8 de setembro de 2012

MENSAGEM EVOCATIVA DA ESCRITORA E MEMBRO DO IHGMA - DILERCY ADLER, SOBRE SUA VISITA AO PALÁCIO DOS LEÕES, EM 07-08-2012..

DILERCY ADLER

Prezada Presidente, Telma Bonifácio, Prezados Confrades e Prezadas Confreiras,

Atendendo à solicitação da nossa Presidente do IHGM, compareci (hoje, dia 07/09/2012), ao coquetel, em comemoração ao aniversário de São Luís, oferecido pela Governadora do Maranhão, no Palácio dos Leões.

Como o Palácio do Governo do nosso Estado é belo! Claro que eu já o conhecia, mas ao revê-lo todo iluminado, salões abertos relembrei de como é belo!! A Praça Dom Pedro II também, com todos os seus prédios iluminados me fizeram retornar à infância e relembrei o grande e belo desfile estudantil de há 50 anos, quando eu, com 12 anos, desfilei à frente de toda a Escola Normal juntamente com o seu Ginásio (o Ginásio Estadual de Educação). Eu vestida com a minha Farda de Gala levava toda a Escola com seus muitos alunos. Não me lembro da quantidade exata de alunos. Sei que toda a escola desfilou à frente do Palácio, onde na sacada principal estavam as autoridades do Governo, à época.

Hoje, à frente do Palácio teve uma belíssima apresentação do Coral São João, a seguir no Jardim do Palácio (Para quem não sabe, fica atrás do prédio do Palácio. E é famoso por sua inigualável beleza e vista panorâmica que dele se descortina para a Bahia de São Marcos, que tem suas ondas lançadas em ritmo cadencial à forte murada de pedra construída pelos escravos - a nossa Beira-Mar).

Finalizando, gostaria de, através desta mensagem, cofirmar a minha ida ao Palácio dos Leões e também relatar a emoção despertada no tempo que lá fiquei!

Saudações Gonçalvinas,
Dilercy Adler

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MENSAGEM DA GRANDE ESCRITORA E MEMBRO DO IHGMA, DILERCY ADLER.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO.
 
DILERCY ADLER

Queridos Frei Zacarias, Profa. Angélica, queridas Coordenadoras e professora, queridos alunos da EPFA,

Quero agradecer em meu próprio nome, em nome dos promotores do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias", em nome do IHGM, em nome do IHGC, o carinho, o engajamento total e irrestrito que a Escala Paroquial Frei Alberto vem dedicando ao Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias".


Essa dedicação é notória desde o início do Projeto. Desde o primeiro contato estabelecido a EPFA abraçou o Projeto:

- Iniciou o trabalho na sala de aula envolvendo os professores e os alunos em pesquisas e produções das poesias (como resultado das pesquisas encontraram e divulgaram para todos nós, a grande surpresa de que, em 1958, o samba enredo da Mangueira, foi a "Canção do Exílio de Gonçalves Dias");

- promoveu a seguir um evento para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na própria Escola. E na ocasião, além das declamações dos alunos, apresentaram artisticamente, as poesias num mural, e a Louvação a Gonçalves Dias foi encerrada ao ritmo da Samba da “Canção do Exílio”, com um lanche e muita alegria por parte dos presentes;

- Ontem (05/09/2012), no Palácio Cristo Rei, integrando a Programação do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias", dentro da Programação do Seminário de encerramento dos Ciclos de Debates, sobre a fundação de São Luís, promovidos pelo IHGM foram apresentados aos presentes os trabalhos da EPFA em homenagem a Gonçalves Dias (declamação de poesias por alunos e uma professora e a apresentação do samba enredo da Mangueira). O resultado foi como sempre, além do esperado pois, além do brilho da magnífica apresentação, todos (desde o diretor) foram vestidos com a camisa do Projeto “Mil Poemas para Gonçalves Dias”, com uma bela foto de Gonçalves Dias. Detalhes que mostram a dedicação que a EPFA (através de todos os seus segmentos) vem dedicando ao Projeto.

Esse belo exemplo me remete ao meu livro TINKUY (e do poeta peruano, Feliciano Mejía, que deu nome ao livro), cujo nome significa “acumulação de forças”, que na língua antiga dos INCAS- significa, de modo geral “Encontro” e ainda o TINKUY é uma das três partes do tempo andino (que é circular e não linear), assim representados: o Paikiki, o Sapo; o Paichakuti, a Serpente e o TINKUY, o Puma, que é o limite de acumulação dessas forças. Assim, neste encontro do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias" com a EPFA se produziu uma acumulação de sensibilidades e nas palavras de Feliciano Mejía, que agora faço minhas também:

“Mientras tanto El Sapo, El Puma y La Serpiente singuem danzando em América Del Sur.
Y yo contento grito:Evohé!!!”

Que mais TINKUYs aconteçam em nossas vidas, em nossa São Luís, no nosso Maranhão, no nosso Brasil, na nossa América do Sul e no nosso mundo inteiro!


Saudações Gonçalvinas,

Dilercy Adler